quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Quando somos nós a precisar da consulta

A consulta de psicologia infantil foi hoje e correu bem.
 O Dr. Pedro Vaz diz que não vê nada a nível de psicológico, uma vez que estes episódios de demonstração de frustração, envolvendo a  agressividade, só me envolvem a mim, pois que com o pai e na escola o comportamento é normal. O não aceitar falhar  faz parte do seu crescimento, dentro da sua forte personalidade. Diz também que esta nova etapa (1º ciclo) também pode trazer estes comportamentos por conta da adaptação a novas exigências, por isso teremos nova consulta no 2º período escolar para avaliar o quadro descrito. O conselho, para ela aprender a lidar melhor com a frustração, é colocá-la num desporto de grupo.
Diz também que eu sou s o seu escape, para o bem e para o mal, dado ser a pessoa mais presente na vida dela ( aqui eu já tinha chegado) e por isso mesmo acabo por ser, naturalmente, a  mais permissiva.
Finalmente, concluiu que a pessoa que realmente precisa de ajuda na forma de contornar esta situação sou eu.
Francamente venho imensamente aliviada  porque não há patologia, por outro lado venho apreensiva quanto ao caminho que tenho de fazer para obter os resultados esperados. E no fundo, bem no fundo, sentindo-me culpada por não estar a responder conforme deveria.
Os conselhos imediatos que me foram dados são estes: 

ler este livro
 e mais este



Pois então vamos lá comprar as ferramentas, se depende só de mim, vou usar tudo o que for aconselhado para ter uma criança mais confiante e serena!

Tenham um bom dia e obrigada por toda a força que me têm dado!


8 comentários:

  1. O primeiro livro ta no olx a 6 euros com portes incluídos!...tudo se ha-de resolver!bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois vai maninha, pois vai, teimo em acreditar que sim!
      beijinhos

      Eliminar
  2. Passei exatamente pelo mesmo com meu MaisVelho como já te disse, com a diferença de que o meu filho também tinha algumas questões a serem trabalhadas a nivel do comportamento e cumprimento de regras. Também li esse livro e muitos outros, fiz mil tentativas de tudo e mais alguma coisa, obtive alguns resultados mas infelizmente ainda não os que gostaria, o que não quer dizer que não venha ainda a conseguir e que a maioria das pessoas não consiga e tu vais conseguir. Muita força e um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, que os resultados virão, é preciso é mesmo manter a calma e ter muita paciência. Tu um dia destes também hás-de colher os frutos de todo o teu empenho. Acredito que quando uma mãe se empenha tanto em conseguir o melhor para os filhos, mais cedo ou mais tarde tudo colherá os seus bons frutos.
      Muita força para ti também!
      Beijinhos e grata pela força

      Eliminar
  3. É preciso Fé e Esperança...em dias melhores!
    Nas palavras encontramos muitas vezes...a força que não se encontra noutro lugar!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelas suas palavras Maria da Graça. Toda a força é sempre bem vinda

    Beijos e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Tudo se vai resolver e por favor não te culpes, tu não tens culpa nenhuma, pelo que te conheço es uma pessoa maravilhosa e uma mãe super dedicada, essas coisas acontecem, simplesmente porque sim.
    Um dia de cada vez, sempre com fé e acreditando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Rosinha, estou com fé e com muita esperança que tudo se resolva sim. A Maria Rita apesar deste comportamento é um doce, é muito amorosa quando cai na real por isso eu sei que vou conseguir!
      Beijinhos Amiga

      Eliminar

Agradeço a visita. Volte sempre!