sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Nesta soalheira, fresca e muito azul sexta-feira, termina-se uma acelerada semana de trabalho, delineando planos para no fim-de-semana.  A festa do caldo na Quintandona é o objectivo em mente.
A  Quintandona é uma aldeia típica preservada que integra o concelho de Penafiel,  Com uma beleza e arquitectura singulares, as suas casas são construídas em xisto. Embora se encontrasse um pouco degradada, deu-se  início às sua recuperação, há sensivelmente 12 anos, sendo que neste momento existe um grupo de 29 casas recuperadas. O facto de estar localizada perto de centros urbanos, conduziram a uma grande procura turística.

O solo, também ele de características xisticas, constitui um facto que a diferencia das restantes aldeias da zona, uma vez que no concelho de Penafiel a rocha mais abundante é o granito. 

Quanto à paisagem rural da aldeia, ela evidencia que as populações locais vivem da agricultura, sendo de destacar o caminho que vai desde a aldeia até ao Monte da Pegadinha, um miradouro natural de toda a zona.

A gastronomia da aldeia é muito variada: é de apreciar o presunto e os enchidos de porco, o cabrito assado e o arroz de forno, para além das sobremesas de pão podre, tortas de Penafiel, leite-creme, bolinhos de amor e tortas de S. Martinho. 


Todos os anos, no terceiro fim-de-semana de Setembro, realiza-se a Festa do Caldo, festa típica onde se servem caldos tradicionais da aldeia e onde se tenta recriar em pleno século XXI um espaço e tempo próprios das décadas de 1950 e 1960, nas quais o caldo era a base da população rural portuguesa.

Correndo como planeado, posteriormente partilharei convosco esta experiência

imagem retirada do google imagens

Bom fim-de-semana :)

4 comentários:

  1. Conecia outras aldeias de xisto, mas essa, não! Fiquei curiosa. Um destes fins de semana rumo a Penafiel.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Adoro essas casas de xisto, ainda hoje estive a fazer caminhada pelo Piodão. Lindo :)

    ResponderEliminar
  3. Não me importava de ir conhecer essa aldeia..

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante!

    Boa semana, Maria. :)

    ResponderEliminar

Agradeço a visita. Volte sempre!